Não é novidade pra ninguém que o xadrez é uma peça muito antiga e está sempre indo e voltando na moda, não é? Pois esse tecido foi criado no século XIX na Escócia, e usado desde proprietários de terras à rainha Vitória. Mas, quem trouxe a peça para o guarda roupas feminino foi Coco Chanel. A partir da década de 70, os punks começaram a usar o xadrez como uma forma de protesto - já que vinha de uma linhagem de pessoas ricas - eles exigiam mudanças sociais e comportamentais. Nos anos 80, Vivienne Westwood - responsável pela moda punk e new wave modernas - lançou roupas com essa padronagem. Nos anos 90, com o surgimento do grunge, pessoas como Kurt Cobain e Chris Cornell popularizaram o xadrez para um estilo mais simples, sem os spikes e patches como no movimento punk.
Alguns artistas eram vistos usando a peça também. Do grunge de Kurt Cobain e o punk rock de Brody Dalle, ao hard rock de Axl Rose.
Bom, eu sou suspeita pra falar, pois o xadrez está na minha vida desde que eu era só uma criancinha e andava por aí com minha sainha combinando com meu coletinho e minha botinha com meia branca (era quase uma mini Axl Rose). Infelizmente cresci e as peças não me servem mais, mas, agora com peças para o meu tamanho e combinadas ao meu estilo atual, posso sair para os meus rolês com um versão melhorada da pequena Flávia do passado.
Aqui usei a clássica e indispensável blusa xadrez
Eu quis trazer à tona algumas das minhas referências nesses looks, como o grunge (mais desleixado e calças rasgadas), o "grunge" de Instagram (das modelos/influencers) e o chique (vestido longo).
No primeiro look, combinei a blusa com uma calça de cintura alta jeans preta e rasgada, acompanhando um top cropped de alcinha preto. Calçado: Eu combinaria este look com um tênis All Star preto e branco ou todo preto.
No segundo look, troquei a calça por um short de cintura alta e dobrei a manga da blusa (Já que vamos mostrar as pernas, vamos mostrar os braços também, né). Pode substituir o short por uma saia ou um short jeans. Calçado: Calçaria um coturno neste look.
Já no terceiro look, coloquei um vestido longo preto, com fenda na perna e amarrei a blusa na cintura. Poderia também ser substituído por um vestido no estilo tubinho e curto (inclusive, adoro), e poderia ser usado com a blusa desamarrada também. Calçado: Uma bota de cano curto com salto grosso. Mas, se fosse o vestido tubinho curto, eu calçaria um coturno.
A famosa saia xadrez
E aqui, eu me inspirei no punk rock, um dos meus estilos preferidos na vida. Sei que está um punk rock bem clean, mas era a proposta que eu queria mesmo. Algo que seja mais simples e fácil de usar/encontrar.
No primeiro look, combinei a saia xadrez com um top cropped de alcinha e uma meia calça arrastão. Coloquei também alguns acessórios para incrementar o look. Calçado: Bota de cano curto com salto grosso ou um tênis All Star preto estilo "botinha".
No segundo look, combinei a saia com a blusa (sim), e o mesmo top cropped, como podem ver. Particularmente, eu gostei da combinação. Mas, não sei se seria uma opção para todo mundo, pois muitas pessoas não gostam de combinar a mesma estampa em cima e embaixo. Calçado: Um coturno ou um tênis Vans SK8-Hi Platform 2.0, com uma uma meia soquete arrastão.
No terceiro look, eu troquei a blusa xadrez por uma jaqueta jeans preta (que também poderia ser uma de couro) e coloquei um cinto de rebites ali, só de enfeite mesmo. Calçado: Coturno ou bota de cano curto com salto grosso e meia soquete arrastão.
P.S.: Troquem o cropped por outra brusinha, se quiserem! Eu não troquei pois o amo muito e acho que combinou horrores. Hahaha
ABUSEM DOS ACESSÓRIOS! E façam combinações incríveis, inspirem-se com as referências artísticas que temos por aí.
Enfim! É isso, espero que tenham gostado e que tenha sido útil de alguma forma. Até o próximo post, na sexta que vem! Beigos! 💋
Comments