Praticamente todo mundo ligado em estética adora fazer uma make estilo blogueirinha e aprender a maquiar nos tutorais que várias maquiadoras postam no YouTube, mas... um pequeno detalhe é o contorno facial, que não é um padrão pra todo tipo de rosto! Hoje vou falar um pouquinho sobre as funções do contorno e formatos de rosto, vamos lá:
Como sabemos, mesmo que implicitamente, tratamentos estéticos faciais e corporais são feitos em busca daquilo que é proporcional. Não é diferente com a maquiagem. O "ideal" dentro dos padrões é o rosto oval, e é pra isso que serve o contorno facial.
Jogo de luzes e sombras
O contorno facial nada mais é que um jogo de luz e sombra, onde escurecemos aquilo que queremos disfarçar e clareamos aquilo que desejamos evidenciar. Sabe aquele ditado que preto emagrece? Segue a mesma lógica, pois a sombra, o escuro, disfarça.
Exemplo, quem tem o nariz largo, pode clarear uma linha no centro e escurecer ao redor dela, assim, dando a impressão de que a largura dele é somente a parte clareada. Já quem tem o nariz mais fino, não precisa contornar e afiná-lo mais ainda.
Quem tem bochechas redondinhas e quer marcá-las um pouco (com aquele efeito de bichectomia) basta fazer um traço que começa no meio da orelha em direção à boca. Quem tiver as maçãs do rosto muito largas e evidentes e quiser disfarçar, pode fazer esse traço a partir do topo da orelha, em direção à boca, passando por cima das maçãs.
Quem tem um rosto ou queixo muito longo, pode escurecer a sua base, disfarçando o comprimento.
Quem tem uma testa larga, pode escurecer as têmporas, quem tem a testa mais alta, pode escurecer próximo à raiz do cabelo. Já quem tem a testa pequena, não precisa escurecê-la, pode somente iluminar o centro da testa. Vai de cada tipo de rosto. Você conhece o seu?
Mas é claro, tudo é muito pessoal. Eu mesma particularmente não sou adepta de deixar o rosto oval, gosto do formato de rosto mais quadrado, e meu formato de rosto é coração. O contorno que faço na bochecha vem da parte mais alta da orelha, afinando as maçãs do meu rosto (que é a região mais larga) então eu escureço um pouquinho abaixo do queixo numa linha reta e clareio a bochecha perto da orelha e da mandíbula, evidenciando aquela região pra dar a impressão de que minha mandíbula é mais larga.
Aqui tem um exemplo resumido de como modelar o rosto de forma a deixá-lo mais ovalado com corretivo claro, escuro e blush, pra quem quiser seguir:
Ah, não esqueçam que todos os produtinhos podem ser utilizados com mais de uma função. Se você tem uma sombra, um pó compacto mais escuro ou um bronzer, até um blush com um tom mais marrom, pode utilizar pra fazer o contorno. Não precisa necessariamente ser um corretivo próprio pra isso. O alerta fica somente para passar produtos que não são feitos para os olhos, nos olhos, pois podem não ter passado por testes tão rigorosos e assim causar alergias. Fora isso, sintam-se livres pra usar da sua criatividade com aquilo que têm em casa.
(...) Enfim, o mais importante de tudo é entender como esse jogo de luzes funciona, assim, não errando mais com os contornos e evidenciando partes que nós mesmxs não gostamos e criando nossa maquiagem de acordo com aquilo que a gente gosta e como se sente melhor, seja ovalando o rosto, ou ressaltando características da nossa preferência.
Espero que tenham gostado e até quarta que vem! ♥
Comments